13 setembro, 2012

Expressão de emoções

A comunicação é realizada através de três elementos:
  • Verbal – 7% (o que é dito)
  • Vocal – 38% (como é dito)
  • Não verbal – 55% (expressão facial, postura, gestos)

  • Numa conversa normal, o elemento verbal é usado principalmente para a comunicação dos fatos ou opiniões que um falante quer transmitir ao ouvinte. O elemento vocal é utilizado para apoiar as palavras; em outras palavras, isto inclui coisas como entonação e a ênfase em determinadas palavras.
    Como você pode ver, o componente não-verbal, que é mais comumente referido como linguagem corporal, é o maior componente individual da comunicação de pessoa para pessoa. Cada gesto é como uma palavra, e uma palavra pode ter significados diferentes. É só quando a palavra é usada em uma frase com outras palavras que o seu significado é totalmente compreendido. Gestos vêm em frases/grupos, e podem indicar a verdade sobre os sentimentos e as atitudes de uma pessoa.
    Nós geralmente não percebemos que postura, gestos e movimentos do corpo podem dizer uma história, enquanto a voz pode estar dizendo outra.
    O rosto não mente. As emoções expressam-se de forma verdadeira na face, mesmo quando as palavras mentem. Os estudiosos das expressões faciais garantem: aplicando os conhecimentos científicos certos, é possível detectar sempre os mentirosos.

     

    07 setembro, 2012