14 maio, 2011

O papel do Psicólogo

Madalena Resende
Psicóloga Clínica formada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Formadora Profissional certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional

Quando estou com um novo paciente, criança ou adulto, costuma surgir sempre uma questão: “O que faz uma Psicóloga?”. De uma forma mais (ou menos) elaborada, dependendo das características do paciente, recorrendo a um ou outro exemplo, transmito que procuro auxiliá-lo a lidar melhor com situações actuais ou passadas, ajudá-lo a identificar a génese dos seus problemas e, em alguns, auxiliar na mudança de comportamentos que contribuem para o mau estar ou, em outros casos, promover a aquisição de novas formas, mais construtivas, de lidar com as situações.

Aqui fica um video que retrata, de uma forma simbolica, um pouco daquilo que faço: procuro captar as imagens parentais dos meus pacientes, “dou-lhes” um aspecto mais “polido” e devolvo-lhes reconstuidas, sendo esta tarefa realizada em conjunto.

Este filme também é muito importante para os novos Psicólogos pois retrata a necessidade de realizar uma Psicoterapia pessoal de forma a trabalhar, internamente, futuras situações penosas ao nivel dos mecanismos de transferência e contra-transferência.


10 maio, 2011

ID,EGO E SUPEREGO