22 janeiro, 2010

Teoria Triangular do amor - Robert Steinberg







O psicólogo Robert Steinberg estrutura a caracterização desse sentimento tão subjectivo ( o amor) em 3 eixos:


Intimidade - que inclui sentimentos de proximidade.

Paixão - que incluí os impulsos que orientam rumo ao romance, atracção física e sexual

Compromisso - que representa, no curto prazo, a decisão de permanecer "com o outro" e, no longo prazo,a partilha dos objectivos e planos feitos em conjunto.



Steinberg avança então para a caracterização de diversos tipos de amor (algo que quase toda a pessoa comum desconfia existir mas nunca estruturou), que dependem das forças combinadas entre os três eixos acima referidos.

Eis um esquema resumo e posterior "leitura" de cada um destas "formas de amar".


Não Amor (ausência dos 3 eixos) - Não necessita de grande descrição.

Gosto/Amizade (intimidade) - Manifesta-se nas verdadeiras amizades, nas quais uma pessoa sente uma ligação, uma proximidade e um conforto especial com outra pessoa mas sem a presença dos componentes específicos de Paixão ou Compromisso

Amor Enamorado (Paixão) - Pura Paixão. As relações românticas começam frequentemente neste plano e evoluem para o estado de Amor Romântico à medida que o eixo da Intimidade se desenvolve com o tempo. No entanto, sem se verificar o crescimento da Intimidade e Compromisso este tipo de amor pode desaparecer de repente.

Amor Vazio (Compromisso) - Caracteriza-se pela afirmação do Compromisso mas sem Intimidade ou Paixão. Por vezes um amor mais forte deteriora-se com o tempo assumindo este estádio. Em culturas onde se promovem casamentos combinados é comum o início de relações deste tipo que evoluem mais tarde para outros modelos, com o passar do tempo (Exemplo: o casamento dos nossos avós)
Amor Romântico (Paixão + Intimidade) - liga os indivíduos emocionalmente através da Intimidade e proximidade física, com a Paixão, mas sem a componente de compromisso. (Exemplo: Um namoro corrente, ainda sem a fase de planificação da vida futura)

Amor por Compaixão (Intimidade + Compromisso) - É um tipo de amor com Intimidade, sem Paixão, mais forte que a amizade devido ao componente de Compromisso de longo prazo. O desejo sexual não é um elemento relevante ou afirmado neste tipo de amor. Este tipo de amor é frequente em casamentos e relações de longa duração cuja paixão se desvaneceu mas ainda se manifesta um carinho profundo e um sentimento de Compromisso. O amor partilhado entre familiares é uma derivação deste tipo de amor.

Amor Ilusório (Paixão + Compromisso) - Pode ser exemplificado num processo rápido de côrte e casamento (ou modelo aproximado), no qual o Compromisso é motivado sobretudo pela Paixão, sem a influência estabilizadora da Intimidade. Uma relação na qual no entanto um individuo acede a demonstrações de intimidade (sobretudo sexual) baseado apenas em questões de compromisso não corresponde a este modelo mas sim ao modelo de Amor Vazio. (exemplo: o típico casamento com namoro prévio de 2,3 meses que termina num ano ou dois. Vulgar entre as "vedetas").

Amor Consumado (Intimidade + Paixão + Compromisso) - É o modelo completo de amor, que representa a relação ideal para a qual quase todas as pessoas, em algum momento da vida, se orientam. É o modelo associado ao "casal perfeito" São estas as pessoas que não se conseguem imaginar felizes a longo prazo com mais ninguém, que ultrapassam as dificuldades juntos e que retiram prazer genuíno da relação em conjunto. No entanto o autor alerta que manter um Amor Consumado é mais difícil que descobri-lo, chamando a atenção para a importância de traduzir os componentes do amor para a acção ."Sem expressão e manifestação, até os maiores amores morrem" diz o psicólogo. O Amor Consumado não é assim permanente, podendo, ao perder a Paixão, converter-se em Amor por Compaixão.

Sem comentários:

Enviar um comentário