14 novembro, 2012

Aprenda a concentrar-se!


As aulas já começaram e continua a ter dificuldades em concentrar-se e memorizar a matéria?

Estratégias para estimular a concentração

Concentrar-se significa direccionar os esforços mentais para uma determinada actividade, situação ou problema. Vários factores podem influenciar a capacidade de concentração, desde o modo como organizamos a informação até à maneira como utilizamos o cérebro durante o processo.

Para além disso, a capacidade de concentração e a qualidade do sono andam frequentemente lado a lado. Assim, de forma a melhorar a concentração, assegure-se que dorme diariamente as horas suficientes.

Para além disso, existem algumas estratégias bastante simples para estimular a concentração, que passamos a descrever.

O poder do entusiasmo!

O ambiente onde o jovem estuda tem de ser calmo, livre de distracções e onde tenha à mão todos os materiais necessários. É um erro pensar, por exemplo, que a televisão pode estar ligada, porque esse estímulo só servirá para aumentar a distracção, impedindo o rendimento no estudo.

É necessário também  estabelecer metas realistas, sobre o que quer resolver, e em quanto tempo pretende realizar aquela tarefa. A sobrecarga de metas pode gerar uma sensação de incapacidade, fazendo sentir que não é suficientemente bom na tarefa.

O ideal é estabelecer-lhe umas quantas páginas por dia e certificar-se que  as estudou. Caso consiga cumprir, pode sempre aumentar algumas páginas nos dias seguintes. Um dos principais combustíveis do cérebro é o entusiasmo, portanto tenha isso em conta.

Os jovens e crianças estudam com maior afinco se encararem a tarefa com uma espécie de desafio. Assim, depois de a matéria estar estudada, questione-se acerca dela.

Algumas estratégias

Para aumentar o rendimento durante o estudo, vá por etapas. Primeiro há que familiarizar-se com as ideias principais e só depois passar aos detalhes. Este ponto é de extrema importância e constitui uma das grandes dificuldades dos estudantes- muitos não conseguem hierarquizar os assuntos e confundem tudo.

Quando lhes pedimos que façam um resumo sobre as ideias principais do texto, resultam páginas e páginas de cópia do original, uma vez que não há a capacidade de esquematizar e separar o acessório do essencial. Ensine-o a perceber o fundamental da matéria e a fazer esquemas e sublinhados.

Um esquema bem feito é uma ferramenta essencial para ajudar na memorização. Por seu turno, os sublinhados permitem que os assuntos mais importantes sobressaiam. Neste âmbito há que evitar o uso de demasiadas cores, pois se assim for, ao invés de simplificar vai aumentar a quantidade de estímulos visuais e dificultar a concentração. Há que escolher uma ou duas cores apenas.

É preciso organizar-se!

É igualmente necessário organizar o tempo. Muitos estudantes elaboram um horário onde colocam todas as actividades semanais. Importa incluir os tempos de lazer, de prática de desporto ou para estar com os amigos.

O horário tem de ser realista, porque se se afastar muito do que efectivamente se passa no dia-a-dia do jovem, então não servirá para nada. O objectivo é ter organização do tempo.A organização é meio caminho andado para que o estudo seja bem sucedido. Um bom estudante é, em regra, organizado, sabendo sempre quando vai ter testes ou tem de entregar trabalhos escritos. Confiar na memória pode ser uma má estratégia, porque é falível.

Há que pedir ajuda a quem sabe

À medida que o nível de ensino vai avançando, vão sendo também maiores as dificuldades. Muitas vezes isso implica que se aprendam novos conceitos mas também novas habilidades.

Os professores, no geral, estão receptivos a questões acerca das matérias onde os alunos têm mais dificuldades. Para além disso, um aluno que tenta aprofundar as matérias questionando o docente, está a transmitir-lhe interesse e empenho, factores que são valorizados na hora de dar notas.

Assim sendo, tire dúvidas junto do professor titular da disciplina. Não estar certo de ter compreendido a matéria aumenta a ansiedade nos testes e pode comprometer a sua capacidade de raciocínio.

É, também , fundamental  fazer conexões entre o que está a aprender e coisas que já sabe, ou seja, dar um significado real à informação. Este aspecto facilita enormemente a aprendizagem porque o jovem percebe que aquilo que está a estudar não são apenas coisas chatas e que não servem para nada.

Estimular o bem-estar

Quem pensa que estudar implica ficar horas a fio sem ter pausas para comer ou beber um sumo, está completamente errado! O tempo de concentração médio que uma pessoa consegue manter é de 20 minutos, portanto há que organizar o estudo em torno dessa realidade.

Para além disso, cada pessoa tem o seu ritmo e importa que o adapte aos hábitos de estudo. Existem jovens que só conseguem estudar à noite, outros de madrugada, uns lêem os textos em voz alta, outros fazem resumos… enfim, não existe uma estratégia única para estudar e memorizar, existem sim ideias-base que cada um tem de saber adaptar ao seu caso, de forma a conseguir atingir o desejado sucesso escolar.

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