As aulas já começaram e continua a ter dificuldades em concentrar-se e
memorizar a matéria?
Estratégias para estimular a concentração
Concentrar-se
significa direccionar os esforços mentais para uma determinada actividade,
situação ou problema. Vários factores podem influenciar a capacidade de
concentração, desde o modo como organizamos a informação até à maneira como
utilizamos o cérebro durante o processo.
Para além
disso, a capacidade de concentração e a qualidade do sono andam frequentemente
lado a lado. Assim, de forma a melhorar a concentração, assegure-se que dorme
diariamente as horas suficientes.
Para além
disso, existem algumas estratégias bastante simples para estimular a concentração,
que passamos a descrever.
O poder do entusiasmo!
O ambiente onde o jovem estuda tem de ser calmo, livre de
distracções e onde tenha à mão todos os materiais necessários. É um erro
pensar, por exemplo, que a televisão pode estar ligada, porque esse estímulo só
servirá para aumentar a distracção, impedindo o rendimento no estudo.
É necessário também estabelecer metas realistas, sobre o que quer
resolver, e em quanto tempo pretende realizar aquela tarefa. A sobrecarga de
metas pode gerar uma sensação de incapacidade, fazendo sentir que não é
suficientemente bom na tarefa.
O ideal é estabelecer-lhe umas quantas páginas por dia e
certificar-se que as estudou. Caso
consiga cumprir, pode sempre aumentar algumas páginas nos dias seguintes. Um
dos principais combustíveis do cérebro é o entusiasmo, portanto tenha isso em
conta.
Os jovens e crianças estudam com maior afinco se
encararem a tarefa com uma espécie de desafio. Assim, depois de a matéria estar
estudada, questione-se acerca dela.
Algumas estratégias
Para aumentar o rendimento durante o estudo, vá por
etapas. Primeiro há que familiarizar-se com as ideias principais e só depois
passar aos detalhes. Este ponto é de extrema importância e constitui uma das
grandes dificuldades dos estudantes- muitos não conseguem hierarquizar os
assuntos e confundem tudo.
Quando lhes pedimos que façam um resumo sobre as ideias
principais do texto, resultam páginas e páginas de cópia do original, uma vez
que não há a capacidade de esquematizar e separar o acessório do essencial.
Ensine-o a perceber o fundamental da matéria e a fazer esquemas e sublinhados.
Um esquema bem feito é uma ferramenta essencial para
ajudar na memorização. Por seu turno, os sublinhados permitem que os assuntos
mais importantes sobressaiam. Neste âmbito há que evitar o uso de demasiadas
cores, pois se assim for, ao invés de simplificar vai aumentar a quantidade de
estímulos visuais e dificultar a concentração. Há que escolher uma ou duas
cores apenas.
É preciso organizar-se!
É igualmente necessário organizar o tempo. Muitos
estudantes elaboram um horário onde colocam todas as actividades semanais.
Importa incluir os tempos de lazer, de prática de desporto ou para estar com os
amigos.
O horário tem de ser realista, porque se se afastar muito
do que efectivamente se passa no dia-a-dia do jovem, então não servirá para
nada. O objectivo é ter organização do tempo.A organização é meio caminho
andado para que o estudo seja bem sucedido. Um bom estudante é, em regra,
organizado, sabendo sempre quando vai ter testes ou tem de entregar trabalhos
escritos. Confiar na memória pode ser uma má estratégia, porque é falível.
Há que pedir ajuda a quem sabe
À medida que o nível de ensino vai avançando, vão sendo
também maiores as dificuldades. Muitas vezes isso implica que se aprendam novos
conceitos mas também novas habilidades.
Os professores, no geral, estão receptivos a questões
acerca das matérias onde os alunos têm mais dificuldades. Para além disso, um
aluno que tenta aprofundar as matérias questionando o docente, está a
transmitir-lhe interesse e empenho, factores que são valorizados na hora de dar
notas.
Assim sendo, tire dúvidas junto do professor titular da
disciplina. Não estar certo de ter compreendido a matéria aumenta a ansiedade
nos testes e pode comprometer a sua capacidade de raciocínio.
É, também , fundamental fazer conexões entre o que está a aprender e
coisas que já sabe, ou seja, dar um significado real à informação. Este aspecto
facilita enormemente a aprendizagem porque o jovem percebe que aquilo que está
a estudar não são apenas coisas chatas e que não servem para nada.
Estimular o bem-estar
Quem pensa que estudar implica ficar horas a fio sem ter
pausas para comer ou beber um sumo, está completamente errado! O tempo de
concentração médio que uma pessoa consegue manter é de 20 minutos, portanto há
que organizar o estudo em torno dessa realidade.
Para além disso, cada pessoa tem o seu ritmo e importa
que o adapte aos hábitos de estudo. Existem jovens que só conseguem estudar à
noite, outros de madrugada, uns lêem os textos em voz alta, outros fazem
resumos… enfim, não existe uma estratégia única para estudar e memorizar,
existem sim ideias-base que cada um tem de saber adaptar ao seu caso, de forma
a conseguir atingir o desejado sucesso escolar.
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